quarta-feira, 5 de julho de 2017

TRANSPLANTE DE OLHOS: Araripina tem profissionais habilitados e pode se transformar em referência no setor.



No momento, a maior dificuldade é convencer famílias a doarem córneas. A segunda dificuldade é convencer o Estado a montar o Banco de Olhos e contratar os serviços.

Araripina conta com  médicos oftalmologistas preparados para realizar transplante de córnea. Um deles é Dr. Alfredo José, doutor por centros especializados de São Paulo. A luta para que Araripina se transforme em centro especializado em transplantes vem sendo travada por Dr. Alfredo e por um colega de Recife, também especializado, Dr. Denízio Dantas.
O Meu Araripe conversou com pessoas com conhecimento no setor, que confirmaram a luta do araripinense e de seu amigo para que o sonho se transforme em realidade. Segundo esta fonte, as gestões políticas vêm sendo realizadas, inclusive reuniões com  o secretário de Saúde do Estado, Iran Costa, agenda acompanhada pela deputada Roberta Arraes.
O mais difícil nessa empreitada é sensibilizar as famílias a doarem córneas viáveis. Outra demanda é capacitar pessoas para a captação adequada.
'Material humano nós temos e o Centro Cirúrgico do Hospital atende às necessidades', comentou esta fonte.
Ou seja: Falta o Estado liberar verba para montar o banco e contratar os serviços para que a região passe a contar com esse avançado centro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário