quarta-feira, 10 de maio de 2017

REFINARIA DE SUAPE EM EXPANSÃO

refinaria
A Refinaria Abreu e Lima (RNEST) vai concluir as obras da Unidade de Abatimento de Emissões (SNOX) em junho de 2018, permitindo a ampliação da produção do primeiro trem de refino para 115 mil barris por dia. Isso representa um aumento de 15% na atual capacidade da unidade localizada no Porto de Suape. A informação foi repassada pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente, ao governador Paulo Câmara, que esteve, ontem (09/05), na sede da empresa para conversar sobre os projetos da estatal em Suape.

 "É muito importante que a Refinaria tenha sustentabilidade. Apesar de toda a crise pela qual passou o Brasil e, principalmente, a Petrobras, o presidente se mostrou aberto à manutenção dos investimentos que a empresa tem no nosso Estado", avaliou Paulo.

 As obras da SNOX foram retomadas em abril deste ano, quando a Petrobras contratou a empresa Qualiman Engenharia e Montagem para concluir a unidade. Cerca de 1,8 mil trabalhadores estão sendo contratados, entre empregos diretos e indiretos. Quando entrar em funcionamento, a SNOX será pioneira na Petrobras e a terceira no mundo a entrar em operação. Trata-se de uma unidade dedicada ao tratamento dos gases resultantes do processo de produção de combustíveis com baixo teor de poluentes, tais como o Diesel S-10 (diesel com até 10 partes por milhão de enxofre).

Outro ponto da conversa entre o governador e o presidente da Petrobras foi a venda da Petroquímica Suape e da Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco (Citepe) para o grupo mexicano Alpek. A aquisição depende agora apenas da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). "A entrada da Alpek no setor petroquímico do Estado foi uma boa notícia para Pernambuco. O presidente Parente nos informou que a Alpek tem todo o interesse em ampliar os investimentos nas duas unidades de Suape", detalhou o governador.


 A reunião na Petrobras contou com a participação do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry, do secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, do presidente do Conselho de Administração da Copergás, José Jorge, e do diretor de Planejamento e Gestão do Porto de Suape, Jaime Alheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário