terça-feira, 30 de abril de 2013

As candidaturas e a nuvem de rebançã.


photo

"Pomba-de-bando"


As aves de arribação estão de volta. Se faltava proteína animal e água até poucos dias no tórrido sertão, agora não falta mais. É crime abater e comer rebançã, mas o povo caçador dribla a polícia, mata e come. Come até com cachaça, no barzinho.
Também é crime eleitoral antecipar a campanha, mas já tem uma nuvem de candidatos a deputado estadual pelo Araripe. Neste caso, o povo não mata para comer, dá é mais corda para viverem na candidatura a fim de virar sócio do tesouro familiar alheio. Nomes e propostas para todos os gostos. É uma farra pré-eleitoral em nossa região, coisa que só essa bela democracia proporciona. Leia abaixo o nome que as aves de arribação ganham por onde passam no Brasil, leia também a forma que elas aparecem - uma vez perdida a cada 'eleição' - e veja se em alguma coisa se parecem com o perfil dos quase sempre candidatos.

A HISTÓRIA DA REBANÇÃ E O HISTÓRICO DOS CANDIDATOS.
A avoante (Zenaida auriculata) é uma pomba campestre, que ocorre das Antilhas à Terra do Fogo, com distribuição isolada por todo o Brasil, formando bandos compactos na região Nordeste durante a migração.
Essa espécie de pomba chega a medir até 21 cm de comprimento, com o dorso pardo, cabeça com duas faixas negras laterais, e manchas negras nas asas.
Em certos períodos é fonte de alimentação para populações locais da região Nordeste do Brasil, porém tal necessidade é questionada, pois os animais são vendidos em bares para servirem como espetinhos.
Também é conhecida pelos nomes de arribaçã, arribação, bairari, cardigueira, cardinheira, guaçuroba-pequena, juriti-carregadeira, pairari, pararé, parari, pomba-amargosinha, pomba-de-arribação, pomba-de-bando, pomba-do-meio, pomba-do-sertão, pomba-parari, pomba-pararu, rabaçã, rabação, rebaçã, ribaçã e ribação ou rolinha.
No Brasil, a caça da Ribaçã é crime ambiental, punido com multa de R$ 500,00 por unidade apreendida e possível pena de prisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário