terça-feira, 20 de novembro de 2012

Previsão de chuva para Sábado e previsão de falta de maniva.


Os plantadores de mandioca de Araripina, que debatem os problemas de seca e falta de rama na Secretaria de Agricultura do município, comemoram e 'choram'  neste momento.
A comemoração se dá em virtude da previsão de chuva para sexta-feira e sábado (ver foto do 'Cilmatempo')
O 'choro' é em virtude da falta de manaíba. Alguém, sabendo muito além da verdade, alardeou que a variedade Sergipana, plantada em Arapiraca (AL) é a mesma Caravela testada no IPA de Araripina.
Um menos sabido apareceu e avisou: "Esta Sergipana plantada em consórcio com fumo em Arapiraca é outra variedade que foi melhorada para ficar resistente a podridão radicular". Ela produz cerca de 10 toneladas, mas com adubo e talvez não produza bem em Araripina.
Ficou a dúvida e o pânico. De onde traremos maniva para doar aos plantadores de Araripina?

LOGÍSTICA
Para aproveitar as poucas chuvas previstas para o próximo inverno, já era preciso que as terras estivessem sendo aradas e corrigidas com gesso agrícola e calcário. Ainda não estão, o que certamente acarretará em falta de tempo e de trator para a empreitada pretendida. Depois de iniciado o período invernoso, os donos de tratores só irão trabalhar para quem tiver a maior quantidade de terra contínua e só aparecerão para arar 5 tarefas de cada plantador contemplado com o programa quando terminar os serviços mais rentáveis.
Isto se chama mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário