terça-feira, 6 de novembro de 2012

Assunto de gringo


O que está em jogo nos Estados Unidos

Zélia Cardoso de Mello
Do ponto de vista da situação da economia, não faz muita diferença quem será o próximo Presidente dos Estados Unidos. A economia está melhorando, ainda que a passos de tartaruga e provavelmente vai continuar assim. Este tem sido um tema constante nas minhas newsletters. Quando olhamos o mundo, os Estados Unidos ainda estão em melhores condições do que a Europa, alguns mercados emergentes e a própria China.
Os indicadores econômicos tem sido conflitantes, mas gostaria de enfatizar os que têm sido positivos. Depois de um verão que foi bom para o mercado acionário, mas ruim para a economia, o desemprego caiu e o otimismo do consumidor aumentou.
O índice de construção atingiu o maior nível desde Junho de 2006 e o produto industrial aumentou 0,4% no mês passado, mais do que o esperado. Além disto, e mais importante, houve um aumento na construção de casas novas e autorizações para construção.
A construção de casas novas é um indicador muito importante por causa do seu impacto na economia. O aumento do PIB foi de 2% e o sentimento do consumidor foi o mais alto desde 2007. A má notícia é que as empresas estão acumulando cash e segurando investimentos.
Como se esperava, a temporada de resultados corporativos não tem sido boa, mas os anúncios das empresas nos dão indicações do que está acontecendo na economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário