quarta-feira, 25 de julho de 2012

Governador lança edital para tornar Rio Capibaribe navegável

O governador Eduardo Campos assinou hoje (25), o edital de licitação para a dragagem do Rio Capibaribe, iniciativa que vai permitir a sua navegabilidade. A ação tem como objetivo tornar o rio um corredor de transporte fluvial e faz parte do programa “Rios da Gente”. Ao todo, serão investidos R$ 289 milhões no projeto que permitirá o transporte de 335 mil passageiros por mês.


“É o primeiro projeto desse tipo em todo o PAC da Mobilidade nacional. A dragagem do Capibaribe vai ser feita em 18 meses e teremos 12 barcos e sete estações. Isso vai ajudar as pessoas a chegarem de forma mais rápida aos seus destinos”, garantiu Eduardo Campos.


Na dragagem serão utilizados R$ 102 milhões para a remoção de lixos e escombros de 17 quilômetros do Capibaribe. O transporte fluvial vai passar pelos bairros de Santana, Torre, Derby, área central do Recife e Tacaruna. Em cada um dos bairros será construída uma estação para embarque e desembarque de passageiros. A previsão é que o “Rios da Gente” fique totalmente pronto até março de 2014. O novo transporte terá capacidade para 86 usuários sentados e pode realizar 156 viagens diariamente. Os barcos serão climatizados e terão a acessibilidade garantida. “Pagando uma única passagem, as pessoas serão integradas com os ônibus. 13,9 km do Capibaribe vão ser navegáveis, com duas rotas: a Oeste, com 11 km de extensão, e a Norte com 2,9 km”, destacou o governador

Nenhum comentário:

Postar um comentário