sexta-feira, 29 de junho de 2012

Araripina 2012: Por enquanto, cinco candidatos a prefeito.

Tudo pode mudar até amanhã, mas o cenário de hoje à noite é de cinco candidatos a prefeito. São eles: Alexandre Arraes (PSB), Dra. Socorro (PSL), Lula Sampaio (PTB), Dr. Cacio (PRP) e Nunes Raphael (PHS).
Com certeza, dois candidatos não cogitam se compor ou desistir: Alexandre e Dr. Cácio. O primeiro por ter a seu lado o maior arco de alianças desta eleição e o apoio do Palácio; o segundo por já ter realizado convenção na noite de ontem.
 Dra. Socorro e Lula Sampaio ainda podem conversar; e Nunes Raphael tem tempo para ponderar, visto que ainda não realizou convenção, o que fará apenas amanhã até o meio dia.

CENÁRIO DE DESOLAÇÃO PARA EVILÁSIO MATHEUS
O vereador Evilásio Matheus declarou apoio a Dra. Socorro e manteve esse apoio, contrariando Lula Sampaio. Ontem, os dois se encontraram diante de plateia maior. Ficou claro que um não jogava o jogo do outro e o clima se alterou entre vereador e prefeito. Mantendo-se o atual quadro, Evilásio Matheus sequer deverá ser candidato. Ele desistiria da candidatura em solidariedade a Dra. Socorro, visto que não comanda o partido ao qual se filiou, o PDT, conforme foi noticiado aqui em outras oportunidades. Contudo, a noite é longa e o dia de amanhã representa uma eternidade para quem não quer perder anéis e dedos a um só tempo. Até lá, tudo pode acontecer, até mesmo uma reaproximação entre Lula e Evilásio, caso haja acordo entre Socorro Pimentel e Lula.

CENÁRIOS POSSÍVEIS
Poucas dúvidas sobre como ficarão as forças políticas e partidárias. Dúvidas, somente duas: Onde ficarão PC do B e PRTB.  Lula Sampaio aposta que o PC do B estará se compondo com o PTB. Alexandre Arraaes também aposta no apoio dos comunistas ao PSB. No momento, Ibiapino acha que controla a sigla e um grupo capitaneado por Ernildo Arruda e Professor Armando tem certeza de que está com tudo sob controle rumo ao apoio a Alexandre.
Coisa parecida ocorre ao PRTB de Mazinho de Zeca. O primeiro defende apoio a Dra.Socorro e um grupo bem maior defende apoio a Alexandre, ameaçando retirada de candidaturas em massa caso o apoio se consolide em favor da médica.

CHAPINHASE CHAPÕES
No palanque de Alexandre, provavelmente desfilarão duas coligações. Uma maior, com vereadores e ex-vereadores, e uma menor, com candidatos novatos. Uma terceira pode existir, formada apenas pelo PRB de Valdeir Batista, caso não sejam aceitos por partidos menores e não aceitem se coligar com os maiores.

No palanque de Lula Sampaio, caso se confirme sua candidatura, dois partidos comporão um chapão desidratado. PTB de Boba e PDT de Didô formarão a espinha dorsal desta coligação. Além de Boba
e Didô, cerca de dez outros candidatos, entre eles Fabinho Lopes (provavelmente), estarão no páreo.

Já no palanque de Dra. Socorro, caso também se confirme a sua candidatura e não haja composição, deve haver uma chapinha apenas com o PSL. Fala-se na possibilidade de coligação entre o PSL e o PRTB de Mazinho de Zeca, algo rechaçado por parte dos filiados à mesma sigla, que preferem o apoio a Alexandre Arraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário