quinta-feira, 26 de abril de 2012

Eleições 2012: Busca desenfreada por craques da propaganda

Iran Rodrigues, especializado em imagens e internet

Ciro Bala, especializado em guia eleitoral,  músicas de campanha
e até mesmo palanque com grandes autoridades

Petrônio Pereira é criador especializado de paródias e
 também  de músicas personalizadas.


Ivo Bezerra acumula experiência em computação gráfica e
é um criativo produtor de jingles

Cid Júnior tem característica peculiar na produção de guias eleitorais e
 insierções curtas. Ele é craque em elevar astral de campanhas 'morgadas'.

Tony Pires faz comunicação mais voltada para a juventude e também
consegue levar alto astral para temas sérios, algo essencial
e indispensável em qualquer campanha.

Trabalho qualificado de marketing vai ficar caro e escasso em 2012. Araripina é celeiro de craques da comunicação.


Começou a procura desenfreada pelos profissionais que trabalham com marketing político em Araripina. A posição geográfica da cidade, vizinha a tantas outras que ganharam concessão de rádio, onde prefeitos buscam reeleição e apostam na boa propaganda para se manterem no poder, ou mesmo onde as oposições estão fortes, vem causando um reboliço nunca visto no setor.
Como são poucos os talentos testados e aprovados, a busca recai sobre eles.
Gente do quilate de Ciro Bala, Cid Júnior, Petrônio Pereira, Rafael Neri, Tony Pires, Ivo e Iran Bezerra já  começam a estocar energia para a empreitada.
Quem tiver juízo fecha cedo os acordos. Quem tem planos eleitorais e pensa em empurrar para mais adiante a elaboração do material pode ‘comer cru’ ou corre o risco de jogar nos ouvidos da população algo que desagrade e tire votos. Este é o risco maior. O menor é pagar bem mais caro em virtude do atraso.
Os profissionais citados são versáteis, fazendo de quase tudo. Alguns são especialistas até em palanque, em caso de grandes comícios com autoridades das capitais dos estados. Muitas vezes o candidato fica preocupado com a performance dos 'caseiros' e termina fazendo opção por gente mais experinte, forjada nos grandes embates de Araripina, que é o laboratório mais refinado do interior nordestino.

A campanha que se avizinha e envolverá todas as ferramentas dispoíveis. O candidato que não fizer uso de tudo poderá se dar mal. Desde páginas no facebook, sites pessoais, músicas de campanha, documentários pessoais ou de realiações como gestor, espaço em jornais escritos, blogs, carro de som  e, sobretudo, o carro-chefe da campanha, que é o guia eleitoral. Quem entrar na campanha de forma amadora, acreditando no improviso e deixando tudo para a última hora tem grandes chances de sair mais cedo da lista de eleitos.

Procura e preço subindo
Pelo visto, para se dar bem o candidato terá que negociar cedo.  A demanda se mostra grande agora e os preços já parecem de fim de campanha entre os mais solicitados. O jeito  vai ser chorar e fechar contratos prévios, principalmente para quem vem de municípios do entorno. Deixar para fazer no calor da campanha não será bom negócio.

2 comentários:

  1. Vish..fiquei sentido agora, Araripina não só tem eles não, creio eu, tem muitos profissionais, que trabalham muito mais...pelo menos eu Tony Kavazak - sou Louctor, Designer, faço produçao de video, produção de Audio, sou desenhista, ja fiz varios trabalho..aff faça uma matéria completa sim e tenho um programa na rádio cidade fm

    ResponderExcluir
  2. Isso ainda Tem a Produtora Sucesso Do Produtor Willian Soares
    Com esperiencia a Mais de 10 anos Gravando Bandas como Malla 100 alça e e Produção de eventos como o carnaval 2012 de Araripina e tambem Gingles de Campanhaa Para Grandes Nomes qui Passaram pela Prefeitura !! seu estudio é da Mais alta Tecnologia Ronaldo Venha conferir vc, tambem !! abraço.

    ResponderExcluir