quarta-feira, 28 de março de 2012

Trânsito novo x Lei Velha

Ontem, em ato festivo, o prefeito Alexandre Arraes inaugurou a sede da ATTA - Autarquia de Trânsito e Transportes de Araripina. A Lei criando esta autarquia foi elaborada em 2008 pelo então secrétário de Planejamento do Município, Ronaldo Lacerda. A câmara aprovou o projeto no apagar das luzes do mesmo ano.
Ontem, na inauguração, o presidente nomeado pelo prefeito do município para comandar a autarquia, Sebastião da Comal, fez um longo e eloquente discurso, mas esqueceu de informar que foi na administração do cunhado Valdeir Batista que o projeto foi elaborado, inclusive com gastos para o município, que contratou uma empresa especializada para estudar o trânsito e os motivos de tanto estrangulamento. Durante estes quase quatro anos, o projeto foi engavetado pelas autoridades municipais, o que ocasionou muitos transtornos e consolidou a falta de educação de condutores e pedestres na sede de Araripina, males disseminados e promovidos pela falta de regras e de campanhas educativas, e também de sinalização adequada, o que leva a donos de vãs pararem suas longas e largas 'bestas' (de cidades vizinhas) no meio das ruas, buzinando à toda altura, e até zombando dos condutores da cidade que se irritam com razão.
A educação e polidez de um homem não pode chegar ao ponto de fazer-lhe esquecer fragmentos da história, permitindo que esta fique mal contada, ou contada apenas em parte. Portanto, este blog faz justiça a todos os bravos que se envolveram em memoráveis campanhas pela melhoria do trânsito, desde alunos das redes pública e particular, aos clubes de serviço, empretecos, empresários, comerciantes e comerciários. O prefeito Alexandre Arraes, por seu lado, mostra capacidade e responsabilidade, ao pontuar interesse de enfrentar problema tão grave em pleno ano eleitoral.

A AUTARQUIA
A sede da ATTA está confortavelmente instalada no prédio do Rotary de Araripina, que foi reformado e adaptado para esta finalidade. O sistema conta ainda com a JARI, que é a Junta de Apuração de Recursos de Infração. Ontem não se falou da nomeação dos membros desta junta, fundamental para o pleno processo de municipalização do trânsito.
Além de Sebastião, são diretores da autarquia o 'polido Deodato Santiago, a eficiente Robéria Morais de Barros, o jovem e atuante advogado Marco Túlio Alencar e o prestigiado servidor do Detran, Bruno Oliveira'.

IMAGENS E AUTORIDADES
Ontem à noite, a Rua José Barreto Alencar foi interditada em sua parte central para a solenidade de inauguração da ATTA. Muitas autoridades, secretários municipais, servidores públicos, militantes e populares compareceram. As imagens e as informações ainda não foram liberadas pela assessoria de imprensa da prefeitura. Apesar do belo público presente e do 'empurrão' dado à construção do nome do gestor e candidato Alexandre, o ato teve pouca repercursão no pós evento. Aparentemente, alguma coisa está faltando à pré-campanha do candidato escolhido pelo Palácio. Pode ser apenas questão de estilo do próprio, mais contido e legalista que seus antecessores. Alexandre parecer ser do tipo que respeita a hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário